top of page

Força das Redes Sociais

  • Professor Mattei
  • 13 de jan. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 8 de nov. de 2024

Por que somos viciados em relacionamento?


Pra começar

Recentemente o Linkedin além de outros canais de pesquisa, apontou a profissão Social Media como uma das mais promissoras do mercado, ou seja, uma profissão em ascensão. Mas afinal, o que dá tantos indícios para que esta profissão seja realmente promissora?

Para você entender esse cenário, reunimos informações para vocês compartilharem com seus amigos, ok? Esperamos que sejam úteis e boa leitura!

​​Nas configurações, você também pode escolher outras coisas para exibir no feed do seu blog, como um menu do blog, nome do autor, curtidas, visualizações e mais.


Vamos lá!

É óbvio que as redes sociais assumiram um papel importante na vida de todos nós. Alguém duvida disso? Isso é fato e não vai mudar. Por outro lado, o que muda são as ferramentas como Facebook e Instagram, por exemplo. Essas ferramentas se atualizam constantemente pois acompanham o comportamento das pessoas atendendo as tendências e experiência do usuário. Para quem anuncia então, elas apresentam sempre inovações e facilidades.


Somos sociais!

Primeiro, a gente tem que entender por qual razão gostamos tanto delas (redes sociais). Desde os primórdios da humanidade, a socialização já fazia parte da nossa sobrevivência, pois dependemos dessas necessidades sociais. Daí a criação de vínculos, tribos e uma infinidade de outros grupos ou organismos de relacionamento. Somos sociais, por isso: sociedade.

As ferramentas de redes sociais digitais agora reproduzem isso. Elas nos permitem a chance de criarmos as nossas tribos, nossos vínculos na internet de forma livre e até mesmo oculta (quando queremos). Então, as redes sociais potencializaram a nossa capacidade de socializar, pois independem da localização ou área física para nos aproximar.


Mais amigos, mais informação

Através das redes nos socializamos de forma ampliada. A gente tem mais amigos e temos acessos a informações sejam elas por texto, imagem ou som (voz), de maneira muito mais rápida.


Proximidade

Hoje a gente consegue “acompanhar” o que acontece com uma pessoa, seja ela um parente, um@ amig@ (ou até um@ antig@). Consegue visualizar essa pessoa casar, ter filhos, vê-los crescerem, enfim, tudo o que ela está fazendo. Às vezes, faz até mais de dez anos que você não vê uma pessoa, mas tem a sensação de uma grande convivência porque está acompanhando pelas redes sociais.

Necessidade


Enfim, a gente está por algum meio digital tendo a presença dessa pessoa que foi relevante numa determinada fase da vida. E podemos fazer isso de forma escalonada, com um número enorme de pessoas onde quer que estejam, bastando, para isso, uma conexão com a internet. Então a rede social digital virou uma necessidade.

A partir do momento em que a gente tem esse convívio ampliado é como se não quiséssemos mais viver só na nossa casa ou no trabalho, convivendo com poucas pessoas.


Olha só que interessante:

Por meio das redes sociais ampliamos nossos círculos de relações. E isso é o que levou as pessoas a dar uma baita atenção para essas redes sociais. Sabe aquele lance de a socialização estar no nosso DNA e em nossa história? Parece que as redes sociais “despertaram” esses neurotransmissores e que "acordam" sedentos de relacionamento. Aí, para continuarem despertos, esses neurotransmissores nos dão prazer nessa socialização. Por causa dessa "biologia" que nos ordena a nos relacionar com outras pessoas, nos trazendo sensações, que a comunicação não pode mais ignorar o desejo, a opinião ou os sentimentos do público atingido pelas mensagens.


Ainda mais próximos

Foi-se o tempo em que uma mesma comunicação poderia valer para diferentes pessoas. Agora é puro relacionamento, comprometimento e empatia. Aquele jeitão de controlar ou prever o comportamento que J. B. Watson falava tanto, justifica a nossa vinculação com as redes sociais. É quase um vício da nossa natureza.

E o que aconteceu?

Qual foi o movimento que levou ao advento das redes sociais?

Vale destacar que as redes sociais trouxeram uma forma mais democrática de comunicar. Desde o surgimento do Orkut, a gente se tornou dependentes desse convívio social digital passando mais horas na internet e deixando de fazer algumas coisas que a gente fazia antes como assistir televisão, por exemplo.

Não estamos mais dando tanta atenção à tv como antes porque a gente está ocupando mais nosso tempo com a rede social. Quem tem mais de trinta anos já pode perceber que até a TV está mudando e precisando mudar ainda mais. O monopólio desse meio de comunicação em massa está deixando de ser o que sempre foi.


Mas por que a tv está deixando de ser um monopólio?

Se as pessoas estão utilizando mais as redes sociais, o foco mudou e isso se tornou uma oportunidade para pequenos negócios!


Veja que as redes sociais trouxeram algumas mudanças importantes para nós:

  • Qualquer pessoa pode produzir conteúdo. Com isso, as redes sociais democratizaram a produção de conteúdo, deram a condição de qualquer pessoa ser um produtor de conteúdo. A pessoa pega o seu celular e grava alguma coisa que chama atenção e aí a gente tem os influencers (influenciadores) que utilizam justamente dessa produção de fazer o que interessa para a audiência e é por isso que eles crescem e se tornam mais famosos do que ator de televisão. Note que as novas gerações conhecem mais youtubers que atores de televisão. Inclusive, a forma de se comunicar é diferenciada.

  • Nas redes sociais as pessoas estão procurando ampliar o círculo de relacionamento e informação. Mas tem que ser uma informação dada por quem entende de relacionamento. A informação tem que ser como quem trabalha um relacionamento. A informação tem o objetivo da conquista da pessoa a fim que ela se identifique com o que a gente diz ou se torne propensa a aderir ao que é dito. Seja empresa ou pessoa com ao qual o seguidor está se relacionando através das redes sociais ele busca informação a fim de modificar seu comportamento ou simplesmente aderir ao que é dito, que são os famosos grupos ou redes por afinidade.

  • A acessibilidade para a publicidade também se democratizou. Tanto grandes quanto pequenas empresas, e até pessoas têm oportunidade de fazer sua publicidade ou uma comunicação mais contínua e acessível dada a proximidade e personalização que ela oferece levando seu produto ou conteúdo ao conhecimento destas pessoas.

Basta um pouco de criatividade e entender como se constrói relacionamento através das redes sociais para chegar até seus clientes através de uma mídia sem fronteiras.


Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page